Você curte mudar o visual? Eu amo dar uma mudada e como vocês perceberam, passei a tesoura nas minhas madeixas. Quando o pessoal pergunta se eu me arrependi, logo digo: ‘Ué, por que? Quando der saudade eu uso aplique!’. Pensando nisso resolvi juntar umas dicas para você que pensa como eu e quer cuidar bem direitinho das extensões e apliques de cabelo.
Antes de mais nada vamos esclarecer que este universo é muito vasto e você encontra para comprar uma variedade infinita. São lisos, cacheados, naturais, sintéticos, brasileiros, indianos… Ahhh que loucura… Então vou indicar uma loja para vocês que embora seja gringa, é bem confiável e na sessão FAQ tem esclarecimento para todas as suas dúvidas. A loja é a New Hair Buy.
Vamos ao assunto do post. Neste em especial vamos falar das extensões sintéticas, okey?
Se engana quem pensa que o aplique sintético não presta. Muita coisa mudou desde o seu surgimento. Na maioria dos casos, você nem consegue distinguir a diferença entre o cabelo humano e o sintético.
Cabelos sintéticos enrolados e encaracolados têm memória de forma, isto é, os fios retomam ao formato original sem muito trabalho, e não ficam desgrenhados ou escorridos em climas úmidos. Mas como eles são diferentes dos cabelos humanos, fazer com que eles durem mais requer alguns cuidados.
Primeiro de tudo você precisa de um shampoo. Existem shampoos específicos para fios sintéticos, mas você pode utilizar os sem sulfato, que usamos na gente mesmo.
Assim como usamos os pentes de dentes largos para não arrebentar com os nossos cabelos, a mesma regra se aplica às extensões sintéticas. Se for necessário pode dar uma molhada para facilitar. Se preferir também pode dar uma desembaraçada usando os dedos.
Jamais use água muito quente senão os fios sintéticos podem perder a forma, principalmente se forem enrolados. O ideal é usar água fria ou no máximo morna. Você pode encher a sua pia ou usar um pote mesmo, mas molhe tudo, mergulhe os apliques.
Coloque o shampoo na água, dissolvendo bem e mova o aplique bastante, para ter certeza que foi bem molhado e que tudo entrou em contato com o shampoo. Cuidado com a quantidade que você for usar, pois pode acabar removendo o revestimento das extensões sintéticas, que protegem o fio. Não precisa deixar de molho. Enxague bem com água fria e certifique-se de que não ficou resíduo de shampoo.
Agora está na hora de desembaraçar os fios. Você pode usar um condicionador para fazer isso, como se usa no seu cabelo mesmo. Quanto mais óleos o condicionador tiver, mais brilhoso os fios sintéticos ficarão. Faça a mesma coisa que você fez com o shampoo – dilua na água e mova o aplique para que ele ‘pegue’ bem o condicionador. Deixe de molho uns 10-20 minutos, mesmo que seja um condicionador de enxague rápido.
Não friccione os fios com a toalha, mas vá apertando com a mão, como que espremendo para tirar o excesso de água. Deixe o aplique sintético ‘escorrer’ a água em cima de uma toalha. Eu penduro o meu aplique no varal, onde pegue bastante vento, mas não precisa deixar no sol.
Penteie com um pente de dentes largos, como antes, ou se preferir pode usar os dedos das mãos para desembaraçar. Veja na embalagem do seu aplique se você pode usar babyliss ou prancha e finalize como desejar, mas só depois do cabelo sintético estar completamente seco, ok?
Não tem segredo gente, basta tomar uns cuidados básicos e prontinho, pode mudar o visual novamente e com os fios sintéticos limpinhos e hidratados.
Beijinhos… Au revoir!