Processo utilizado há muitos anos, a defumação era um método importante para manter a carne conservada por mais tempo. Hoje, é considerara como a aromatização dos alimentos, sofisticando pratos e levando mais sabor a partir da fumaça.
O que muitos não sabem é que há técnicas para defumar em casa e por isso, Adria, uma das principais marcas de massas, biscoitos e torradas do País, dá algumas dicas para utilizar este método.
Como adicionar um gosto defumado às suas receitas
- Para obter o melhor sabor defumado, evite que os materiais aromáticos queimem, controlando sua temperatura ou a quantidade de oxigênio fornecida.
- As ervas finas como coentro, louro e tomilho são ótimas opções para aromatizar o defumado. Outros temperos como cominho, pimenta calabresa, alecrim e alho podem ser combinadas para dar deixar os alimentos ainda mais gostosos.
- Para carnes e peixes que não são consumidos crus, você pode cozinhar até o ponto desejado e depois defumar por 10 ou 15 minutos, com menos calor. Já cogumelos e legumes chegam ao ponto com apenas a defumação. Alguns legumes mais duros podem ser finalizados na frigideira ou cozidos antes.
- Para defumar na churrasqueira, a brasa deve estar sem fogo. É preciso forçar o contato entre a fumaça e a comida para um defumado perfeito. Neste caso, utilize uma churrasqueira com tampa. Busque por lenha ou galhos específicos para defumação.
- Para defumação na boca do fogao, use uma frigideira funda. Coloque papel alumínio cobrindo o fundo e por cima o combustível que será utilizado. Isole o material que será queimado do alimento com uma grelha improvisada ou peneira e tampe a panela até que a fumaça apareça. Deixe o alimento defumar até que esteja no ponto ideal e se precisar, cubra a panela com alumínio também.
- Já no forno, pegue uma assadeira, forre com papel alumínio e coloque lascas de lenha. Construa uma grelha improvisada e aqueça na boca do fogão. Espere aparecer a fumaça, coloque a comida sobre a grelha, tampe com papel alumínio e leve ao forno.
- Para fazer defumação a frio, use um defumador próprio. Para a defumação de grandes pedaços de carne e peixe, são necessárias duas câmaras separadas, porém interligadas: uma quente, contendo a fonte da fumaça, e uma em temperatura ambiente, contendo o alimento. Caso queira uma defumação a frio, ideal para pequenos pedaços e pratos prontos, use um defumador portátil.
Parece um método complicado, mas é mais fácil do que você imagina. Com estas dicas, é possível obter pratos defumados incríveis que vão surpreender, afinal, são os detalhes que fazem a diferença!
Agora que você aprendeu a defumar, que tal preparar a massa Penne ao Molho de Damasco com Frango Defumado?
Veja o passo a passo abaixo:
Como fazer Penne ao Molho de Damasco com Frango Defumado
Ingredientes:
1 embalagem de Penne Adria 500 g
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
400 g de frango defumado desfiado
Sal, noz moscada e cebolinha picada
2 colheres (sopa) de margarina
1 litro de leite
150 g de damasco picados
2 xícaras (chá) de suco de laranja
Queijo parmesão ralado
Modo de Preparo:
– Comece preparando o molho de damasco com frango defumado. Em uma panela média, aqueça a margarina, refogue a cebola e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente o damasco, o suco de laranja, o frango defumado e mexa até engrossar o molho. Acerte o sal, tempere com noz moscada e reserve.
– Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique al dente, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
– Escorra a massa, acomode em um refratário grande, acrescente o molho de damasco com frango defumado e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.
– Salpique a cebolinha, polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir.
Sobre a Adria
A Adria é uma das principais marcas de massas, biscoitos e torradas do país. Pertencente ao portfólio de marcas da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, atua principalmente na região Sudeste. Presente no mercado brasileiro desde 1951 possui mais de 80 tipos de produtos (massas, biscoitos e torradas) e linhas reconhecidas pelo consumidor final como Grano Duro, Tortinhas, Plugados e Adria Plus Life.
Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos
Contando com sessenta e cinco anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks e bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates, torradas e refrescos. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram um total de 18,6 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.
Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção de biscoitos e massas. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 15 unidades industriais e 37 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 30 países em todos os continentes.