No dia da pizza, descubra como harmonizar com a cerveja ideal
O diretor da cervejaria Berggren, Lucas Berggren, listou algumas dicas
Pizza, uma das paixões dos brasileiros tem data especial para comemorar, dia 10 de julho, e a combinação com cerveja é ainda melhor. Para ajudar quem costuma ter dúvidas na hora de harmonizar a pizza com a cerveja ideal, o diretor da cervejaria Berggren, Lucas Berggren, listou algumas dicas.
Antes de ler as dicas me conta: Você tem forno de pizza em casa?
Pizza de mussarela
O sabor mais pedido pede cervejas leves que vão refrescar o paladar, sem contrastar o queijo com a cerveja. Cervejas estilo Pilsen costumam ser leves, equilibradas e refrescantes, ideal para esse tipo de pizza.
Pizza quatro queijos
Cervejas estilo Strong Ale possui sabor intenso, maltado e licoroso. Tem aroma complexo, corpo denso, amargor acentuado e agradável provenientes da utilização de lúpulos especiais, o que é ótimo para harmonizar com essa mistura de queijos mais leves e fortes. Tem ótimo drinkability.
Pizza de frango com catupiry
Cervejas com boa base de malte vão muito bem com esse sabor. A Weiss, que além de malte de cevada, possui malte de trigo na composição, é um estilo que harmoniza muito bem.
Pizza peperoni
E já que entramos no papo de pizzas mais fortes, nada como contrastar o leve apimentado do peperoni com uma das receitas das tradicionais cervejas Bock da Alemanha. Além disso, combinam muito bem com o inverno.
Pizza de chocolate com morango
Para quem nunca harmonizou doce com cerveja, essa é uma oportunidade. As notas de torrefação da Stout, por exemplo, complementam o sabor do chocolate com o morango. Geralmente esse estilo de cerveja possui maltes tostados e aroma de caramelo, café e chocolate. Além disso, a cerveja tem espuma densa, é encorpada, seca e cremosa.
Agora que você é um expert na harmonização de cervejas com pizza, bora chamar os amigos para não deixar a data passar em branco?