Sabemos que qualidade dos registros fotográficos de um anúncio de imóvel pode ser o fator decisivo para que a venda seja efetivada – ou não.
A fotografia de imóveis é a principal responsável por trazer mais negociantes interessados. Pensando nisso, a fotógrafa Adriana Granado, especialista em fotografias de imóveis e interiores, listou 5 dicas infalíveis para quem quer fotografar e anunciar seu imóvel. Vejam:
FIQUE ATENTO À LUMINOSIDADE DOS ESPAÇOS
Para quem deseja comprar um imóvel, conhece-lo com a luz que incide em todos os espaços é muito importante. Quando for fotografar, preste atenção na forma como a luz ilumina os ambientes, seja ela natural ou artificial.
Caso você não disponha de câmera profissional ou uma que consiga expor as áreas iluminadas e escuras ao mesmo tempo, será necessário pensar em um horário que o sol esteja iluminando tudo e você consiga enxergar bem o ambiente em questão.
Também é interessante ligar todas as luzes para mostrar como foi pensada a iluminação interna do local.
MANTENHA A PROPORÇÃO DAS IMAGENS
Para fotografia de imóveis, é importante se atentar à lente da câmera e o ângulo da fotografia, que podem dar a impressão errada dos tamanhos e proporções dos objetos e cômodos. Para diminuir essa interferência, é melhor manter a tela da câmera sempre reta, usando algo do próprio espaço como referência.
Procure usar um tripé para fotografar, pois além de dar estabilidade, alguns tripés mostram se a câmera está, ou não, reta. Teste as posições e a disposição dos objetos até encontrar uma boa imagem. Se for o caso, mude a disposição deles.
REGISTRE TODOS OS CÔMODOS
Todo comprador quer conhecer os mínimos detalhes do espaço visitado, por isso, registre todos os cômodos e as características de cada um deles.
Em cômodos pequenos, como um banheiro, é possível colocar a câmera na vertical ou fazer uma foto panorâmica para conseguir captar todo o espaço. Caso você esteja registrando com um celular, lembre-se de fazer as fotos na vertical, para um melhor enquadramento.
Não esqueça de mostrar os detalhes de cada ambiente, como texturas na parede, parte interna dos armários e a disposição dos cômodos. Áreas externas também são de extrema importância para o comprador, então não deixe de fazer as fotos do quintal, do jardim, da piscina ou da área de lazer do condomínio.
Por falar em jardim, se você quiser dicas para cuidar das suas plantas, e produtos que te ajudarão a deixar tudo ainda mais bonito, conheça o site da rigrantec.
ORGANIZE O AMBIENTE antes de fotografá-lo
Deixe os cômodos arrumados e limpos no momento do registro. Retire objetos muito pessoais e disponha os demais de forma harmônica.
UTILIZE EDITORES DE IMAGENS DO PRÓPRIO CELULAR
Há alguns editores de imagens disponíveis gratuitamente para celulares. O Photoshop por exemplo, está disponível tanto para Android quanto para IOS. Você consegue baixar pela loja de apps do seu smartphone.
*Adriana Granado é formada em Jornalismo pela PUC-Rio (2008) e pós-graduada em Fotografia pela FAAP-SP (2018). É fotógrafa especializada em arquitetura e interiores desde 2011 e já teve fotos publicadas na revista Minha Casa, Casa Vogue e jornal O Globo. Como artista visual recebeu o prêmio Photometria Awards 2019, na Grécia, pela série autoral “Apto22”.