As obras de arte sempre me encantaram, pois expressam a criatividade e os pensamentos das pessoas das mais diversas formas. Quando eu acho que já tinha visto de tudo nesse quesito, vem essas pessoas incríveis e interpretam obras de arte dando-lhes vida e uma nova roupagem.
Vamos ver quais você conhece e o que sabe sobre elas?
Obras de arte que ganham vida
1 – We Can Do It! (Nós podemos fazer isso!) foi uma propaganda de guerra dos Estados Unidos criado por J. Howard Miller em 1943 para a fábrica Westinghouse Electric Corporation como uma imagem inspiradora para levantar o moral dos trabalhadores. O cartaz é baseado em uma fotografia em preto e branco tirada de uma operária chamada Geraldine Doyle de uma fábrica em Michigan de apenas 19 anos!
O cartaz foi visto pouco durante a Segunda Guerra Mundial. Foi redescoberto nos anos 1980 e amplamente reproduzida em muitas formas, virando uma das obras de arte feministas mais famosas. Muitas vezes não é chamado de “We Can Do It!” mas sim de Rosie the Riveter, que é a figura de uma forte trabalhadora de produção no período da guerra. Essa imagem também foi amplamente usada para promover o feminismo.
Fonte – Wikipédia
2 – Auto-retrato de Van Gogh. Essa reprodução é incrível. Quem maquiou essa pessoa é tão talentosa quanto Van Gogh, pois reproduziu as pinceladas de suas obras de arte e luz características desse grande artista. Essa grande obra foi pintada em 1887.
A história de vida dele é meio pesada. Ele provavelmente sofria de transtorno bipolar e suicidou-se em 1890, aos 37 anos… Um triste fim de um incrível pintor.
4 – Abaixo vemos mais uma das incríveis obras de arte de Van Gogh sendo reproduzida de forma majestosa. A pessoa ainda teve a ‘moral’ de usar uma moldura, caso não tenha ficado obvio que sua inspiração tenha sido outro auto-retrato de Van Gogh, também de 1887.
“Ache belo tudo o que puder. A maioria das pessoas não acha belo o suficiente”
Vincent Van Gogh
5 – E de Van Gogh vamos a Pop-Art de Roy Lichtenstein.
Essa até você pode reproduzir usando um filtro do SnapChat ou se aventurando nas makes que são ensinadas no Pinterest! Essa é Maybe de 1965.
6 – Aposto que você conhece American Gothic de Grant Wood e nem sabia! Aposto também que você achava que eram marido e mulher, mas não! É a filha solteirona e seu velho pai, em frente a sua casa. Grant pintou esse quadro em 1930, após desenhar uma casa gótica, com uma janela bem destacada (olha lá no fundo), tentou imaginar quem poderia viver ali. O casal abaixo reproduziu a pintura muito bem né?
7 – The Girl With The Pearl Earring (A garota com o brinco de pérola) de Johannes Vermeer foi pintada em 1665. Abaixo podemos ver que a obra ganhou vida com Scarlett Johansson que viveu a personagem desse quadro no filme que conta a história do pintor. Na internet você encontra várias pessoas tentando reviver esse quadro, mas a Scarlett arrasou e por isso eu a escolhi.
8 – Frida Kahlo em foto de Nickolas Muray. Achei que essa modelo reproduziu a imagem muito bem!
9 – Pablo Picasso escolheu um lindo nome para a sua filha, Paloma Picasso kkk… Nada a ver com o post, mas eu não sabia onde encaixar essa informação hehehe… Zoeiras a parte, Picasso era muito doido e suas pinturas são como ele. Com pé e cabeça mas com tudo fora do lugar, assim eu defino… Esse quadro chama-se Portrait of a Woman e eu sei que a reprodução abaixo não é exatamente igual, mas a make faz referência aos formatos e shapes usados pelo Picasso. Achei uma bela homenagem.
10 – Esse quadro é megaaa famoso, chama-se O Filho do Homem (em francês, Le fils de l’homme), pintada por René Magritte. Eu gosto muito dessa imagem doida por causa de um filme de 1999, The Thomas Crown Affair (Thomas Crown – A Arte do Crime), especialmente nas cenas de roubo finais quando homens usando chapéus-coco e sobretudos carregam maletas através do museu para acobertar os movimentos de Crown (Pierce Brosnan) e confundir os seguranças… É claro o filme acaba com um fim incrível e surpreendente. Assista!
12 – O melhor fica pro final… O meu favorito eveeeer… Amo os quadros desse pintor e a reprodução tirou lágrimas dos meus olhos! Essa obra das obras rs, chama-se O beijo, pintada por Gustav Klimt entre 1907 e 1908. É um quadro tão carinhoso que eu tive que destacar o rosto do casal, para vocês verem o realismo desse beijinho gostoso rs… Não é lindo?
Deu pra perceber o quanto a arte me inspira né? Mas quero saber se você já conhecia alguns desses quadros e qual adaptação que mais te agradou. Me conte tudo!