A música é o ar que eu respiro, minha mãe é a batida do meu coração e a fotografia é a minha paixão.
Sem ela a minha vida ficaria sem graça, sem tempero, e a pedidos vou começar a falar sobre dicas de fotografia aqui no blog!
Porém, alguns esclarecimentos…
Eu não sou fotógrafa e nunca tive a pretensão de ser conhecida como tal. Já quis ser uma? Sim, sempre! Mas acredito que esse projeto será adiado um pouquinho mais.
Por que eu acho que tenho algo a ensinar? Bem, eu não fiz curso de fotografia, mas leio e pratico muito.
Desde pequena (uma criancinha mesmo) eu me interesso por fotografia e me pegava folheando um livro do meu pai.
Esse livro (vendido até hoje, na 6ª edição!!!) ensina desde a treinar o olhar e até a revelar fotos! É excelente para auto-didatas, e eu humildemente me considero uma…
Outra coisa que amo são ‘hacks’… Nada mais são do que dicas, coisinhas que facilitam a vida, e eu conheço diveeersos hacks, ou dicas de fotografia. Por isso creio que será legal compartilhar o que aprendo com vocês.
Outro ponto é: Vocês me pediram! E eu estou aqui para atender os pedidos (realistas e razoáveis
Então chega de papo e bora começar?!
Dicas de fotografia – A pincelada inicial
Quando o assunto é especializar-se em fotografia, mesmo que você não queira virar profissional e seja apenas para tirar fotos melhores, o assunto inicial é: ‘a câmera’!!!!
Gente, quanta polêmica em torno deste assunto. É claro que quanto mais profissional você quiser se tornar, maior será o seu investimento. ‘Mas Paloma, não tenho nada para investir!‘ Então desencana.
Você sabe o significado da palavra fotografia? A palavra vem das expressões em grego foto = luz e grafia = estilo/ traço/ pincel. Portanto, fotografia = Desenhar com a luz!
Para desenhar o que precisamos? Pouca coisa né? Apenas do equipamento ‘básico’, uma superfície que possamos ‘gravar’ os traços e alguma coisa que ‘risque’, que marque a superfície. Pode ser até mesmo seu dedo na areia!
O que eu quero dizer com isso? Use o que você tem a sua disposição!
Se você se revelar um ‘Picasso’ a medida que aprende a apurar seus ‘desenhos’ com luz, aí sim, você investirá em materiais melhores, okey?
Bom, então você pode usar sua câmera compacta mesmo ou até mesmo seu celular! Tudo depende de como é o seu ‘estilo de traçado’, e claro com algumas dicas de fotografia, você vai tirar o máximo de proveito do seu equipamento atual. Nada de dívidas, tá?
Assunto da câmera encerrado, vamos falar de 5 coisinhas que fazem toda a diferença para que suas fotos sejam melhores.
1- Aprenda a fotografar no modo manual.
Você sabia que pesquisas mostram que a maioria dos proprietários de câmera DSLR – as profissas – só fotografam em modo manual? Sim, minha gente… Coloca lá no A e saem fotografando. Um desperdício de equipamento!
Para vocês entenderem o quanto isso é absurdo, vou fazer uma comparação: é como se você tivesse um Iphone de última geração mas só usasse para fazer ligações e ver as horas. Imagine quantas funções essa pessoa desperdiçaria! Pense em como essa pessoa gastou dinheiro a toa e nem está tirando o máximo de um equipamento que facilitaria a sua vida!
2 – Entenda a luz.
Isso é crucial. Novamente vamos fazer de conta que você está aprendendo a desenhar… É como se você não soubesse apontar um lápis ou então não entendesse como a grafite deixa a sua ‘marca’ no papel. Entende?
É a sua ferramenta principal (mais do que a câmera!). Tuuudo no mundo da fotografia é para utilizar a luz a seu favor, usá-la com moderação a fim de captar o que você (não a câmera) quer. Existem muitas dicas de fotografia para nos ajudar.
3 – Aprenda a processar/ tratar as suas imagens.
Sabia que entendendo como a luz funciona, você vai tirar o processamento de imagens de letra?
Você vai entender de contraste, brilho e iluminação (são coisas distintas), e aí pode até fazer coisas mais avançadas e artísticas como a exposição dupla…
4 – Treine seu olhar.
Como? Eu tenho certeza que você tem preferência por um alimento ou cor, certo? E mesmo dentro da sua preferencia existem variações, coisas específicas…
Exemplo: minha cor preferida é cor-de-rosa. Eu prefiro o pink ao rosa quartzo… percebeu?
Na fotografia você vai ter preferências. Fotos de casamento, retratos, paisagens… há uma infinidade de opções. Saiba distinguir esses estilos e veja qual gosta mais. Curte as fotos de alguém? Passe a observar com um olhar mais técnico a medida que adquire conhecimento. Como a pessoa conseguiu captar esse momento? Quanta luz ela usou? Tem tripé? Com o tempo, só de olhar você vai entender!
5 – Pratique! Pratique! Pratique! Pratique! Pratique! Pratique! Pratique! Pratique!
Sim, mais uma vez: Pratique!
Você pode ler os melhores livros, fazer os mais caros cursos, mas nada vai te aprimorar mais do que praticar e muito!
‘Poxa Paloma, você falou, falou e não falou nada!’
Bom gente, como eu disse, foi apenas uma ‘leve’ pincelada inicial… Todo grande quadro começa com um traço…
Esse foi o nosso… Como será o resultado final desse quadro?