Fotografar é desenhar com a luz. Sim, se não fosse a exposição à luz jamais conseguiríamos registrar as imagens.
Parece repetitivo dizer que sem entender esse conceito, jamais vamos conseguir registrar aquilo que queremos.
Você pode simplesmente dar ‘sorte’ e tirar aquelas fotos lindas e não saber como conseguiu… também pode tentar registrar o que seus olhos veem mas sua câmera não colabora… a foto sai borrada, escura, tremida… acontece né?
Entender como a luz interage com os mecanismos da câmera vai te dar uma grande sensibilidade, o que é essencial para capturar lindas fotos. Por isso hoje vamos falar um pouquinho sobre a exposição.
A exposição e algumas coisinhas mais…
Mas o que é exposição? Pois bem, vamos imaginar a câmera como uma câmara rsrs… sim, uma caixinha escura, bem fechadinha. Aliás, assim foram as primeiras máquinas fotográficas, mas voltando…
Imaginemos uma caixa bem fechada e escura. Agora imaginemos que essa caixa tem um furinho que permite que um feixe de luz passe por ela. Vamos supor que você esteja posicionado bem em frente ao furinho e que a luz que bate em você em seguida passe por esse feixe. Na parede do fundo dessa caixinha, a luz refletirá a sua imagem.
Veja o desenho embaixo para entender melhor:
Créditos da Imagem: Aprenda Fotografia
‘Mas como?’ Gente, é a física, não tenta entender, aceita kkkkkkk… Com o tempo você vai ver como faz sentido.
Entendido o conceito sobre a projeção da imagem, vamos entender alguns componentes da câmera. Expliquei um pouquinho no post anterior, mas vou me repetir rs.
Qualquer câmera vai ter o obturador, o conjunto óptico e o elemento sensível. Vamos entender cada coisinha dessa.
O Obturador – controla quanto tempo a luz entra na câmera.
O Conjunto Óptico – nós conhecemos como lente da câmera, e o papel desse conjunto é organizar os feixes de luz, lindo né? Mas não se trata só de lente. Há outros mecanismos que controlam a quantidade de luz que vai entrar na câmera.
Exemplo de um conjunto optico de uma câmera Sony
Créditos da Imagem: Telecelula
O Elemento Sensível – superfície onde a imagem ficará gravada. Conhecemos um bem fácil, o filme fotográfico. Na fotografia digital a luz sensibiliza um sensor que é conhecido como CCD ou CMOS, que converte essa luz em um código eletrônico digital, que é armazenado no cartão de memória. Lindo processo né? Meu favorito!
Mas não estamos falando sobre exposição?
Sim… mas como eu disse, a fotografia envolve pensar nos processos… Qual a ‘viagem’ a luz vai fazer até se transformar em imagem? Rimou kkkk
Sabe aquele ‘click’ que você ouve quando aperta o botão da câmera? Esse barulhinho vem do obturador. Ele abre e fecha bem rapidinho, dentro da máquina como vimos na imagem acima. Ele serve para controlar o tempo que o sensor (onde a imagem fica gravada, lembra do filme?) fica exposto à luz.
Como dizem no futebol, a regra é clara. Quanto mais tempo o sensor ficar exposto à luz, mais clara vai ser a sua imagem, e o contrário também é verdadeiro. Menos tempo de exposição, mais escura a imagem ficará.
Esse é o pulo do gato, o tchananam… É saber ‘dosar’ o tempo que a luz vai passar pelo obturador. Esse é o divisor de águas entre as fotos lindas e as toscas.
O tempo também está relacionado a velocidade. É sabendo dominar a exposição que você vai tirar fotos assim:
Foto tirada com longa exposição. O obturador fica mais tempo aberto, captando os movimentos mais lentamente.
Créditos da Imagem: Expure Guide
Foto tirada com curto tempo de exposição. A imagem fica congelada, e captamos movimentos muito rápidos.
Créditos da Imagem: Link
Mas lembrem-se que no post anterior, falei sobre outro mecanismo que regula a luz, o diafragma.
Enquanto o obturador controla o tempo de exposição/ velocidade, o diafragma controla a quantidade de luz. Pronto amiga, aprendeu isso, já aprendeu 90%. Você vai fazer milagres com sua compacta e com o seu celular… Basta saber calcular o tempo de exposição e a quantidade de luz. Masssssss isso é uma arte, uma equação matemática…
Não se preocupe… vamos considerar como controlar cada coisa, desde o tempo à quantidade de exposição.
O poder de registrar ótimas imagens estará em suas mãos!
Que post ótimo e bem explicado!! Eu meu marido ralamos pra aprender a mexer na nossa máquina! Arrasou! Beijos
Nossa que post mara, bem explicado, arrasou e eu amei 😉
Essas dicas♥
Precisando de uma máquina pra testar todas. Ótimo post.
Beijos
http://Www.rainhacandace.wordpress.com
Dicas valiosas, pena que não tenho uma câmera profissional, mas amei as dicas!
Bjokas!
Pa! Eu vou aplicar isso!!! Muito bom eu sou muito leiga sobre fotografia, apesar de amar… Muito bom, obrigada por compartilhar isso conosco.
Esse mundo da fotografia mr fascina… é cada detalhezinho que deixa as gnt de boca a perta… é uma perfeição
To amando essa serie pah… continueee rsrsrs
Bjoos
Uau que aula hein Pah, amei, amo dicas de fotografia, muito obrigada!
Pah você da umas dicas tão legais, mas sem câmera nem dar pra testar rsrsrs, assim que eu comprar vou vim nos seus posta… Bjs