01/10: Dia Mundial do Vegetarianismo tem receitas saudáveis e fáceis de fazer

Dia Mundial do Vegetarianismo RISOTTO-DE-QUINOA

Hoje, 01/10 (terça-feira) é o Dia Mundial do Vegetarianismo. A data foi instituída, em 1977, pela Sociedade Vegetariana Norte Americana, com o objetivo de mostrar os benefícios desse tipo de alimentação – baseada em vegetais – para a saúde e meio ambiente. Atualmente, 14% da população brasileira se declara vegetariana, o equivalente a quase 30 milhões de pessoas, segundo pesquisa Ibope encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). A data também homenageia aqueles que decidiram retirar alimentos de origem animal das refeições diárias.

14% da população brasileira se declara adepta do vegetarianismo

“Para quem deseja mudar os hábitos e tonar-se vegetariano, a primeira recomendação que dou é ir a um nutricionista e tirar todas as suas dúvidas. Nunca deixe faltar equilíbrio no prato, que deve ter grãos, vegetais e sementes sempre. Se sentir vontade de comer carne, o que no início da transição é normal, consuma tofu defumado ou bacon vegano, que você encontra em casa de produtos naturais ou até mesmo à venda na internet. Para quem tem fácil acesso, procure comprar carnes veganas, como o bife de soja. Um tempero muito saboroso é a fumaça líquida, que vai deixar seu prato com aquele sabor mais defumado”, conclui a chef Camila Botelho, que é membro da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

2 receitas especiais para o Dia Mundial do Vegetarianismo

Pensando em inspirar a mudança de hábito para uma alimentação vegetariana, Camila compartilha abaixo duas receitas especiais para o Dia Mundial do Vegetarianismo. Os ingredientes são pensados para criar uma experiência saborosa.  

RECEITA 1 – Risotto de Quinoa (Chef Camila Botelho)

2 receitas especiais para o Dia Mundial do Vegetarianismo
Risotto de quinoa da chef Camila Botelho, da Sociedade Vegetariana Brasileira)
Divulgação

A quinoa é uma das principais fontes de proteínas do mundo vegetal, e fica ainda melhor nesta receita!

Blog "A Vida em Cor-de-Rosa" - Receitas ilustradas para te inspirar!Ingredientes
– 2 xícaras de quinoa 
– 1 cebola 
– pimenta do reino
– sal
– alho poró
– 1 batata doce roxa grande
– cheiro verde a gosto
– nutritional yeast (tempero à base de levedura nutricional) a gosto opcional (ou queijo vegano) 
– cogumelos de sua preferência (eu indico: paris, shitake ou eryngui)
– molho barbecue 
– semente de girassol
– semente de abobora

Blog "A Vida em Cor-de-Rosa" - Receitas ilustradas para te inspirar!Modo de preparo 
Deixe a quinoa de molho por 8 h, depois descarte a água e cozinhe-a com duas xícaras de quinoa e 1 ½ xícara de água. Cozinhe a batata. Então, bata com pouca água para ficar cremosa. Refogue a cebola e alho poro.

RECEITA 2 – Brownie

2 receitas especiais para o Dia Mundial do Vegetarianismo
Brownie da chef Camila Botelho, da Sociedade Vegetariana Brasileira)
Divulgação

Blog "A Vida em Cor-de-Rosa" - Receitas ilustradas para te inspirar!Ingredientes
– 1 ½ kg de batata doce
– ½ xícara de farinha de amêndoas
– ½ xícara de chocolate em pó
– ½ xícara de melado ou açúcar demerara
– 1 colher de café de bicarbonato de sódio
– ½ xícara de óleo de coco
– 50g de chocolate 50% cacau (em barra)
– Amêndoas picadas para decorar

Blog "A Vida em Cor-de-Rosa" - Receitas ilustradas para te inspirar!Modo de preparo
Cozinhe as batatas até ficar na textura de purê. Bata no processador com todos os ingredientes. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus. Desinforme quando as bordas estiverem bem sequinhas. Quando sair do forno vai parecer que não deu certo, mas depois de gelado fica lindo. Deixe na geladeira 2 portas (ou de uma porta mesmo rs) por 2 horas. Derreta o chocolate 50% cacau, em banho-maria, e jogue-o ainda quente por cima do brownie. Decore com as amêndoas picadas. Não sirva gelado espere ficar em temperatura ambienteAcompanhe com sorvete para uma combinação divina!

E aí, curtiram as receitas? Bora tentar!
 

More about Paloma Lanzoni

Uma apaixonada por todo tipo de arte que inspira as pessoas a se sentirem melhores... Aspirante a blogueira em um mundo cor-de-rosa desde 2015, mas já fez algumas experiências desde 2000. Sonha em ir à Paris e é apaixonada por cruzeiros marítimos. Cantora de chuveiro assumida! O seu maior desejo é que aquilo que escreva inspire outros a conhecer novos rumos e direções, fazendo deste mundo um lugar mais do que 'cor-de-rosa' para se viver... Um mundo Pink!!!