Falar bem em público pode ser um dos maiores desafios para profissionais, principalmente para as pessoas que acreditam que são tímidas.
Muitas pessoas apresentam sérias dificuldades e até medo de falar em público. A ansiedade e o nervosismo podem levá-las a ter muitas reações que podem prejudicar sua apresentação, sua autoimagem, autoestima e isso prejudica ainda mais sua performance.
O medo de falar em público pode levar a reações físicas como “branco”, tremedeiras, sudoreses, rubores e outros sintomas que podem ser permanentes ou momentâneos, mas, sempre fatais para sua apresentação. A resposta para isso é se conhecer, conhecer as técnicas de oratória e aprender a controlar essas reações para atingir o sucesso desejado.
“A oratória é a arte de falar bem em público, de forma eficiente, clara, objetiva e concisa. Passar sua mensagem com naturalidade e espontaneidade. Sabendo controlar suas emoções”, conta Sirley Maciel, analista comportamental e escritora, especializada em oratória.
Algumas dicas, orientações e truques podem ser valiosos para falar bem em público, seja na hora de exercitar ou no momento da apresentação.
Confira oito conselhos da profissional para falar bem em público
Demonstre confiança, determinação e alegria! Na postura, nos gestos, na expressão fisionômica e na voz. Tudo com muita naturalidade e espontaneidade. Lembre-se: o momento é seu. Dê o seu melhor!
Tenha controle e consciência sobre seus movimentos. Não deixe os movimentos involuntários, tiques e cacoetes tomarem conta de você. Controle a emoção e conseguirá controlar as reações fisiológicas!
Deixe os gestos acompanhar a fala naturalmente. Não prenda as mãos, não coloque elas nos bolsos e não use muletas. Deixe-as livres; elas sabem o que fazer!
Cuide com a sua voz, projetando, articulando bem as palavras. Atenção para o ritmo adequado de fala. Nem rápido nem lento, mas, com emoção!
Respirar com consciência e qualidade. A respiração é fundamental para a produção adequada da fala e para o autocontrole!
Para falar bem em público, fuja dos vícios de linguagem como, “só, né”, “tipo” ou “né?” entre outros.
Aposte no storytelling e crie uma narrativa lógica e coerente. Essa técnica é a melhor maneira de ensinar ou passar algo ao público sem que pareça uma aula maçante.
Interaja com seu público! Olhe nos olhos e faça perguntas, mesmo que seja difícil no começo. Com a boa oratória, o público irá cooperar.“Não ter medo e saber controlar o discurso, a estrutura, a voz e o comportamento, é a chave para o seu sucesso! Todos conseguem com a prática, mesmo os que acreditam serem tímidos”, conta Sirley.
Estar ciente de sua linguagem corporal, do seu conhecimento, estrutura, voz sem perder o foco no público, são ferramentas importantíssimas para obter as vantagens para brilhar através de sua fala. O sucesso virá independente da finalidade, local ou assunto que você precisa apresentar.
INTREPEDS – Instituto de Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento do Ser
Rua Presidente Rodrigo Otávio, 768. Alto da XV.
Sirley Machado Maciel – Analista comportamental, terapeuta e escritora
Site: www.intrepeds.com
Facebook: Intrepeds.Desenvolvimento
Cel: (41) 99996-7063
sirleym.maciel@gmail.com
Facebook: Sirley Machado Maciel Intrepeds