Como anda a sua noite de sono? Você acorda se sentindo descansado ou mais exausto? Se você está sentindo que algo nesta área não vai bem, se liga, a melatonina pode te ajudar!
O que é melatonina?
Produzida de forma natural pelo corpo, a melatonina é conhecida como hormônio do sono.
Durante o dia, é produzida pelo intestino e durante a noite o cérebro – glândula pineal – é o responsável pela sua produção.
Durante o dia, é produzida pelo intestino e durante a noite o cérebro – glândula pineal – é o responsável pela sua produção.
Qual a função da melatonina?
Antigamente a melatonina já foi conhecida como “o hormônio da juventude”, pois é antes dos 40 anos que nosso corpo produz mais esta substância.
A melatonina funciona como um regulador do nosso sono, e ela é tão importante que vários dos órgãos do corpo possuem receptores para este hormônio.
Este hormônio começa a ser produzido na glândula pineal quando o dia escurece, para ajudar o organismo se preparar para dormir. Quando estamos dormindo ela atinge o seu nível máximo. Com o nascer do sol e a volta da claridade, a glândula pineal reduz a produção de melatonina, o que sinaliza que é o momento de acordar. Olha a importância!
De acordo com José Cipolla Neto, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, ela é um antioxidante poderoso e combate os radicais livres que agridem o organismo, ou seja, atua na reparação das nossas células.
Se você leu até aqui, aposto que como eu, também ficou impressionado com a função da melatonina e se pudesse até a usaria como um suplemento… mas calma, é preciso ter cautela.
No Brasil, você encontra a melatonina sintética disponível apenas na forma de remédios manipulados.
Apenas as farmácias de manipulação podem comercializar, como é o caso da Unicpharma.
Apenas as farmácias de manipulação podem comercializar, como é o caso da Unicpharma.
Os benefícios da melatonina manipulada
Como vimos, a melatonina começa a ‘aparecer’ a medida que o dia vai escurecendo, para começar a nos ‘avisar’ que está na hora de desacelerar e descansar. Porém, você sabe muito bem que hoje temos muitos estímulos luminosos, e você sabe bem do que estou falando… Celular, Tablet, Televisão… e por aí vai… e sim, tudo isso pode desregular a nossa produção de melatonina – aí que entra a necessidade de complementar com a melatonina manipulada.
Alguns usam a melatonina manipulada quando possuem dificuldades de adormecer, deficientes visuais usam para ajustar seu ‘relógio biológico’, e até mesmo quem tem a tendência a dormir e acordar tarde e precisa se reajustar à rotina. Quem vive em diferentes fusos horários, devido a viagens, também pode precisar de uma dose de melatonina.
Como tudo no mundo dos suplementos e medicamentos, é necessário e consultar antes com um médico, para saber se essa é a sua necessidade real, ou seja, nada de sair tomando coisas por conta própria eim?